Mudança Global do Clima

A Mudança Global do Clima é uma temática desafiadora para toda a sociedade e em especial para os líderes mundiais que devem encontrar soluções conjuntas e urgentes para evitar o aquecimento do planeta em níveis perigosos e irreversíveis para a humanidade.

Com essa realidade que se apresenta, surgiu o conceito de sociedade de risco, que levanta a questão dos limites do desenvolvimento e que trouxe a necessidade do mundo rediscutir padrões de responsabilidade, segurança, controle, conseqüências dos danos causados pela economia tradicional para a sociedade e o meio ambiente.

Além dos desastres naturais, que podem ser considerados conseqüências das mudanças do clima, outro importante sinal de alerta foi feito com o anúncio, em fevereiro de 2007, do quarto Relatório de Avaliação das Mudanças Climáticas do planeta, do Painel Intergovernamental sobre Mudanças do Clima (IPCC). O estudo contempla 577 trabalhos científicos, que descrevem cerca de 80 mil séries de dados, que mostram modificações significativas como recuo de geleiras, alterações de volumes de água em rios, lagos e oceanos. Assim como mudança no comportamento de peixes, aves, mamíferos e outras espécies animais e espécies vegetais.

Lançando mão desses importantes dados, o grupo de cientistas afirma que a mudança climática é inequívoca, já está em curso e há mais de 90% de certeza científica de que é intensificada pelas atividades humanas.

Segundo o IPCC, a temperatura média no planeta subiu cerca de 0,7ºC ao longo do século 20, assim como esse aquecimento vem ocorrendo de maneira mais rápida nos últimos 25 anos. A temperatura subiu em velocidade quatro vezes maior do que a média desde 1850.

Assim, diversos cenários de impactos das mudanças do clima são traçados por meio de diversos estudos ao redor do mundo, seja na área econômica, social e ambiental.

Portanto, agora o mundo vive o desafio de provocar mudanças estruturais em seu padrão de desenvolvimento, produção e consumo.

Por isso, a Conferência do Clima pode representar um avanço histórico para a efetivação de um acordo internacional que contemple compromissos ambiciosos de redução das emissões dos gases que contribuem para o aquecimento do Planeta. O que deve acontecer, respeitando o princípio da Convenção-Quadro das Nações Unidas, que prevê responsabilidades comuns, porém diferenciadas, entre as nações ricas e os países pobres e em vias de desenvolvimento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s