A importância da Educação Ambiental

A Educação Ambiental consiste numa forma abrangente de educação, que se propõe atingir todos os cidadãos, através de um processo participativo e permanente que procura incutir uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, compreendendo-se, portanto, como crítica a capacidade de captar a gênese e a evolução de problemas ambientais.
Conforme Trevisol (2003), ao propor a Educação Ambiental, acreditamos que ela seja capaz de levar os indivíduos a reverem suas concepções e seus hábitos, esperamos formar as pessoas para uma relação mais harmoniosa e sustentável com o meio onde estão inseridas.
É necessária uma Educação Ambiental com ênfase interdisciplinar, capaz de ocorrer dentro das escolas, empresas, universidades, repartições públicas, etc. O objetivo é proporcionar uma melhor leitura da realidade e promover outra postura do cidadão frente aos problemas ambientais.
Essa reflexão precisa ser aprofundada na medida em que a saúde e a qualidade de vida da atual geração, e das futuras, dependem de um desenvolvimento sustentável (SOARES et al, 2001). Não podemos esquecer que a Educação Ambiental é um processo longo, pois é necessária a conscientização e mudança de comportamento, e essa mudança precisa acontecer através da nossa própria consciência, com cada um fazendo a sua parte de cuidar e respeitar o ambiente que vivemos.
Legislação
No Brasil, existe uma lei específica que trata da Educação Ambiental, a Lei nº 9.795 de 27 de abril de 1999, dispõe sobre a Educação Ambiental, instituindo a política nacional de Educação Ambiental.

Educação Ambiental/Escola em Indiara/GO (Projeto Votorantim Cimentos/Unidade Edealina-GO).

Educação Ambiental/Escola em Indiara/GO (Projeto Votorantim Cimentos/Unidade Edealina-GO).

Rúbia Carla M. Rodrigues (Historiadora /SUPREMO Ambiental)
Referências
SOARES et al. Saúde e qualidade de vida do ser humano no contexto da interdisciplinaridade da Educação Ambiental. Nº 38, 2011. Disponível em http:www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1143
TREVISOL, Joviles Vitório. A educação em uma sociedade de risco: tarefas e desafios na construção da sustentabilidade. Joaçaba: UNOESC, 2003.
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